CLEPUL » Colaboradores » MARIA ISABEL Gonzalez ROCHETA de Almeida Fernandes

MARIA ISABEL Gonzalez ROCHETA de Almeida Fernandes

Data de nascimento
31/07/1952
Projecto principal
Bibliografia do Conto Português (séculos XIX-XX)
Outros Projectos
MARIA ISABEL ROCHETA, licenciada em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e doutorada em Letras (Literatura Portuguesa) pela mesma Universidade, é Professora aposentada do Departamento de Literaturas Românicas da FLUL, onde leccionou, até Dezembro de 2013, Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea, na licenciatura e em cursos de mestrado e doutoramento. Coordenadora do Grupo de Investigação 1 - Literatura e Cultura Portuguesas, do CLEPUL, Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da FLUL, aí dirige a publicação de uma série de antologias críticas do "Conto Português" (2006, 2009, 2011) e de "O Conto na Lusofonia" (2010, 2012). Com Gilda Santos, coordena uma antologia crítica da "Correspondência de Jorge de Sena", em preparação. No mesmo Centro de investigação prepara actualmente, coordenando uma equipa de investigadores, a edição genética de um autógrafo inédito de Eça de Queirós (primeiras versões do romance "A Ilustre Casa de Ramires"). Publicou estudos sobre autores portugueses dos séculos XIX e XX e sobre o ensino da literatura.
Área
Grupo de Investigação 1 - Literatura e Cultura Portuguesas
Instituição
CLEPUL - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Grau académico
Doutora em Letras (Literatura Portuguesa)
Categoria profissional
Professora aposentada
Correio eletrónico
isabelrocheta.flul@gmail.com ; isabelrocheta@fl.ul.pt



Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do Projecto “UIDB/00077/2020”


©2008 - 2024 CLEPUL - Grupo de Investigação 1 - Literatura e Cultura Portuguesas       Última actualização: 14.jan.2022       Desenvolvimento: VitralDigital       HTML 4.01   CSS   WAI AA