CLEPUL » Base de dados

A Aia

Título:A Aia
Autor(es):Eça de Queirós
Publicação:Contos [1902]
Notas:«Em 2 e 3 de Abril de 1893, a "Gazeta de Notícias" do Rio de Janeiro trazia, em duas partes, "Thema para versos", dita, além [dia 2], uma "crónica-ensaio", como refere Da Cal em "Lengua y Estilo...", e, no segundo dia, "narração de carácter poético". Por decisão do recolector Luís de Magalhães, integra os "Contos" sob o título "A Aia".

«Esta opção, que hoje corre nas edições mais conhecidas, omite, além da primeira parte, o início e final da segunda. O texto da "Gazeta de Notícias" reaparece na edição de Luiz Fagundes Duarte (Lisboa, Dom Quixote, 1988).

«Mas entra agora um pauzinho na engrenagem. Com efeito, e apesar de, como escreve Da Cal, a "Gazeta" ter o exclusivo de Eça, esse exclusivo era só para o Brasil, correspondendo à advertência final: "A reprodução destas crónicas é proibida."

«Ora, ainda em vida de Eça, o "Diário de Notícias" do Funchal dá, em dois folhetins de 5 e 6 de Agosto de 1898, "Thema para versos" conforme à que seria a versão d'"A Aia" que vínhamos lendo até 1988. Ninguém cita essa reprodução. Houve ali dedo de Eça? Simples pirataria do matutino ilhéu? Terá Luís de Magalhães conhecido essa versão para lhe mudar tão-só o título?»

(Ernesto Rodrigues, "Mágico Folhetim")



Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do Projecto “UIDB/00077/2020”


©2008 - 2024 CLEPUL - Grupo de Investigação 1 - Literatura e Cultura Portuguesas       Última actualização: 14.jan.2022       Desenvolvimento: VitralDigital       HTML 4.01   CSS   WAI AA